B SIDE – exposição individual de Billy Argel

B SIDE – Exposição individual de Billy Argel na galeria Fita Tape
CATALOGO

1
BSIDE VIDEO

Billy Argel está de volta a Porto Alegre, cidade que já recebeu a principal retrospectiva de seus trabalhos, integrando a mostra TRANSFER (Santander Cultural, 2008). Na capital gaúcha ele foi finalmente celebrado por ser o autor da arte gráfica que deu a cara do skate brasileiro nos anos 80 e por ser uma peça-chave para entender a estética do surf e punk nacionais, influenciando decisivamente toda uma geração de artistas e designers.

2

Esse ano Billy teve sua arte resgatada no documentário e exposição RE:BOARD, lançado em São Paulo no espaço Matilha, participou de coletivas em galerias como a Choque Cultural (SP) e foi destaque nas revistas +Soma (capa), Vista e na americana Juxtapoz. Isso sem contar os projetos de ilustração, customização, tipografia e parcerias com marcas internacionais, como a Element Skateboards.

3

4

Em sua individual na galeria FITA TAPE, Billy Argel retorna a raiz de seus desenhos comerciais, mas subvertendo a linguagem com a qual dominou as estampas de camisetas, adesivos e pranchas de skate dos anos 80. Agora, sem promover nomes de marcas, a mistura psicodélica/agressiva de desenhos com letreiros foi usada para expressar sua visão apocalíptica do mundo e, em alguns casos, simplesmente pelo prazer gráfico.

5

Nesses novos trabalhos segue o aspecto de arte para reprodução comercial em serigrafia, no estilo old school, com caneta Sharpie sobr papel, preservando os rascunhos de lápis ao fundo e, portanto, remetendo a trajetória do artista.

6

7

B Side mostra esse lado B da arte. Pra ser mais exato, o lado Billy. Desenhos impressionantes de caveiras atravessadas por canetas e pincéis, animais zumbis atacando, espermatozóides mortos e humanos alucinados. Personagens improváveis intercalados por frases (sempre em inglês, ao estilo do skate) como “o fim está próximo” e “mente limpa drogada!” dão margem a diversas interpretações. É conceitualmente pesado, mas, antes de tudo, visualmente fascinante. Como aparece literalmente em um dos desenhos, Billy Argel fisga o espectador pelos olhos.

9

B Side, Billy Argel na galeria FITA TAPE
De 8 de Outubro a 26 de Novembro
Patrocinio: Element Skateboards
Apoio: Vista Skateboard Art, Void, BD Divulgação

10

Comments are closed.